Se antes falei da arte islâmica, agora trago algo da arte católica. Vejam que legal: a igreja de S. João de Latrão, em Roma, agora pode ser explorada virtualmente. A resolução das imagens é excelente, permitindo muitas ampliações sem perder nitidez. Selecione o ponto do mapa para onde você quer ir. Uma vez lá, expere seu computador baixar as imagens e depois olhe para os lados, para cima, para baixo e para trás com as setas do teclado. No canto inferior direito da tela, há botões de controle do zoom.
“Pô, mas ver igreja na Internet? Que carolice!” – Meu caro, clique no link e veja as imagens antes de qualquer comentário; você vai se impressionar. O patrimônio artístico presente na catedral deve encantar até mesmo os mais convictos secularistas.
Mas que diabos!!! Alguém tem algo contra os carolas??? Os carolas é que são espertos!!!
Eu tenho. Vou puxar a orelha do Joel por causa desse título neocarola. Joel!
Sugestão: Observem a expressão do São Tiago Maior que tem no Latrão… incrível, incrível… tornei-me devoto dele só de contemplá-lo durante uma missa. Uma expressão trágica, mas ao mesmo tempo heróica, bem digna do primeiro apóstolo a ser martirizado.
Bem melhor que as imagens de gesso todas iguais, mal pintadas que fazem os santos ficarem com cara de bocó que temos nas igrejas atuais por aqui (Eu disse “atuais”… excluo explicitamente as maravilhas barrocas)
(Alias, das basilicas papais, os apostolos do Latrão são os mais expressivos, mais até que em São Pedro)