Äæåê Ðè÷åð ñìîòðåòü îíëàéí áåñïëàòíî
Uma rápida curiosidade histórica. Sempre pensamos nos romanos como os grandes construtores de estradas no mundo antigo. Acontece que foi descoberto que parte das estradas originais da Inglaterra, outrora atribuídas aos romanos, eram na verdade anteriores à chegada do império.
Surpreendente.
Não podemos nos empolgar e sair afirmando que os celtas da Ilha foram os contrutores de fato.
Abrir uma “picada” no mato, não autoriza afirmar que alí está construida uma estrada, por exemplo
Tá certo Márcio.
Na Inglaterra existe agora uma corrente que, por analogia com a “contracultura”, poderíamos chamar de a “contrahistória”.
Outro dia assisti uma série da TV de lá onde os romanos eram os bárbaros e estes eram os civilizados, mas pra chegar a isso tiveram que fazer uma série de malabarismos, tipo esquecer de mencionar que os celtas galo-britânicos não tinham escrita ou que ainda praticavam sacrifícios humanos ao tempo da chegada de César. Também não mencionam que as suas cidades eram grandes aldeias de casas de madeira cobertas de palha, sem água, esgotos ou qualquer outro tipo de comodidade urbana há muito conhecidas dos romanos.
Agora, a “descoberta” citada pelo Joel, “mostra” que boa parte da extraordinária rede de estradas construída pelos romanos “já existia”, pois “fora construída pelos celtas”.
Nos próximos dias “descobrirão” que Bath, templos e luxuosas villas romanas escavadas nos últimos séculos pelos arqueólogos, “já existiam antes dos romanos”!
Daqui a alguns anos sera a vez de franceses e espanhois reivindicarem para seus ancestrais celtas a construção dos formidáveis aquedutos romanos. Roma que se cuide!