Para a vossa edificação…

… mais dicas do mundo maravilhoso da Internet para os caros leitores que desejam sair de suas pequenas vidas e perceber o enrosco em que se meteram – esse período peculiar que chamamos de “mundo contemporâneo”. Eis aqui algumas delas:

– Novamente, por indicação do poeta e tradutor Nelson Ascher, leio com afinco o blog de Richard Landes, The Augean Stables. Especialista em movimentos revolucionários e mileniaristas, Landes é um dos poucos scholars que resolvem aplicar o seu saber no confronto do debate público – e geralmente vence porque tem os bons argumentos (e, claro, a verdade, essa enjeitada) ao seu lado. Mas um dos exemplos mais bizarros de seu comportamento é o comentário que ele fez a um texto de Roger Scruton, Islam and the West: Lines and Demarcation. Ficamos na dúvida sobre quem está certo, se Landes ou Scruton, tamanha a imponência deste duelo de titãs. Raramente vemos dois sujeitos que pensam a mesma coisa sobre o mesmo problema (no caso, o Jihadismo que ataca o Ocidente), mas que discordam de maneira tão contundente. Da minha parte, há momentos em que Landes acerta e há momentos em que tendo a concordar com Scruton, por um único motivo – Landes não tem uma percepção correta do que foi o Cristianismo. Para ele, a religião surgida com a vinda de Cristo é um anúncio do Fim do Mundo, equivalente a outras seitas mileniaristas que ocorreram na época ou que surgiriam depois. Fazer essa equivalência é a mesma coisa que igualar Cristo a um dos inúmeros “falsos messias” que circulavam pela Judéia. Landes critica Scruton por ser uma espécie de “apologeta” cristão, enquanto o seu trabalho seria mais “científico”. Não sei de nada, mas minha simpatia – algo nada científico, sei bem – vai para Scruton. Em todo caso, leiam o texto e tirem suas próprias conclusões.

– Leiam também o depoimento que conta o que a imprensa jamais informará sobre o caso do aborto em Alagoinha (dêem graças ao Pedro Sette Câmara por esse serviço de utilidade geral).

– E vamos ver os doze passos que Tio Roger coligiu para aprendermos como destruir a economia dos Estados Unidos, uma cortesia do sr. Barack (HUSSEIN) Obama.

3 comentários em “Para a vossa edificação…

  1. No capítulo “dicas do mundo maravilhoso da internet”, o sítio da pastoral da cultura portuguesa, ó pá. Linkei direto para notícias interessantes a respeito de arquitetura religiosa contemporânea e moderna; há porém outras várias coisas bacanas (a propósito, visitei a catedral de LA, do Rafael Moneo, mas…enfim, tem um órgão excelente e fazem lá uns recitais) . Voltando aos portugueses: devem ter lido Hans Urs von Balthasar, que pensou teologicamente a beleza. Curiosidade; quanto de HUB estará no currículo de nossas faculdades de teologia?

    http://www.agencia.ecclesia.pt/ecclesiaout/snpcultura/a_teologia_visual_da_beleza_index.html

  2. Existe um livro recém lançado chamado “QUE CRISE É ESSA?”Ed Juruá, que de forma didática e simples explica a crise. Traz também o efeito sobre o Brasil e dicas para pequenos empresários e profissionais de empresas privadas enfrentar e vencer a crise. Gostei do livro pela simplicidade e objetividade.

    RAMIRO GONÇALEZ – 28 de março, 2009 – 20:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>