Discurso de John Taylor Gatto ao receber o prêmio de professor do ano (1990) de Nova Iorque. Temos aqui a opinião de quem, por esforço e mérito próprios, conseguiu o impensável: formar excelentes alunos nas piores escolas. Mas o sistema acabou levando a melhor sobre ele, forçando-o, no fim das contas, a se aposentar do sistema público.
Neste discurso, Gatto nos dá o que os anos de experiência lhe ensinaram: o modelo da educação pública (que é, afinal, também o modelo da educação privada, seja por cópia ou imposição) é intrinsecamente falho, muitas vezes destruindo o potencial do aluno ao invés de estimulá-lo. Em matéria de despreparar e alienar os jovens da realidade do trabalho e da vida social, a escola só perde para um outro fator: a televisão. E adivinhe em que duas atividades os jovens americanos passavam a maior parte de seu tempo?
E o que será que ele teria a dizer sobre a internet?
Pingback: Tweets that mention Por que as escolas não educam? | Dicta & Contradicta -- Topsy.com
Será que este não seria um bom texto para uma Dicta?
Os dirigentes do MEC deveriam lê-lo.
É um bom tema. Pena que o Gatto morreu, pois seria um belo convidado. Quem sabe alguém não pega a idéia dele e leva adiante para as páginas nacionais…
Essa dicta vem na cor laranja em homenagem a vitória da seleção holandesa sobre a brasileira…
EU JÁ SABIA.
Que eu saiba, John Taylor Gatto está vivo e, apesar de idoso, ativo. E não é difícil entrar em contato com ele: http://www.johntaylorgatto.com/
E concordo, ele seria um excelente convidado para as páginas da Dicta — e até para conferências.
Nossa, é verdade. Não sei de onde tirei isso. Bom, obrigado pela correção.