Zapateado

20691A história da música no século XX é um assunto que pode dar o que pensar. Não existem saídas fáceis. Se, por um lado, temos a impressão de que vários compositores se transformaram em cozinheiros revoltados e resolveram bater panela nas salas de concerto, por outro, é inegavel que peças como A Sagração da Primavera de Stravinsky, para citar apenas um exemplo, são no mínimo thought-provoking.

Agora, imaginem um compositor espanhol na década de 1930, casado com uma turca de família judia. Imaginem que esse casal resolva viajar para a Alemanha em 1936, e, apesar da “situação pouco agradável”, alugue uma casa em Freiburg. Depois da Alemanha, eles mudam-se para Paris e em 1939 este compositor escreve o que se tornaria sua obra mais importante.

O que esperar dela? Dissonâncias, atonalismo, ritmos descontínuos? Nada disso! O compositor em questão chama-se Joaquín Rodrigo e escreveu belíssimas obras completamente “caretas”. Mas tudo isso foi só mesmo para indicar este excelente post sobre Rodrigo, escrito por Bob Shingleton.

E, como aperitivo, ouçam Julian Bream tocando Zapateado, um dos movimentos das Tres Piezas Españolas do compositor.

2-14-rodrigo_-tres-piezas-espanolas

2 comentários em “Zapateado

  1. Guilherme,

    Obrigada por me apresentar ao “Zapateado”… seu post me fez ver que Rodrigo é bem mais que o bastante conhecido “Concerto de Aranjuez”

    Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>